Páginas

quarta-feira, maio 20, 2009

"Sebastianópolis"

Esse é muito bom...
O projeto de extensão de autoria do Prof. Dr. João Baptista Ferreira de Mello já faz sucesso entre os alunos da UERJ há muito tempo e agora está "ganhando o mundo". São diversos roteiros oferecidos a comunidade. Ocorrem uma vez por mês e valem muito a pena. Leiam a matéria abaixo que foi retirada do site do Jornal da Globo, aproveitem e divulguem.
Abraço

As belezas de um passeio noturno pelo Rio de Janeiro

Quando o sol se põe e as luzes se acendem, o Rio revela encantos que vão muito além das praias. Um projeto da Universidade Estadual leva moradores e turistas a um passeio noturno pelo centro carioca.

No escuro do centro se destacam as luzes da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, inaugurada em 1862. Uma beleza que muita gente mal sabe que está aí, à disposição.

Andar pela cidade à noite é mais fácil em grupo, mais seguro. "À noite a gente tem um pouco de receio, mas a gente tem que acabar com esse tabu de passear no Rio à noite, o Rio é encantador", diz o guia de turismo, Glauce Makiute. "É preciso mostrar o outro lado do Rio de Janeiro como vemos nessas horas que caminhamos à noite, um Rio de paz também", completa o organizador do projeto, João Baptista Ferreira de Mello.

A iluminação do centro não ajuda o visitante. Temos que apurar a vista para perceber a beleza de muitos casarões do século XIX, que foram restaurados, são parte do patrimônio da arquitetura do Rio e encantaram a dona de casa. "Esse prédio está bonito. Este aqui que foi todo restaurado. As cores dele estão combinando. Ficou lindo", conta.

Saltam aos olhos os Arcos da Lapa, nome popular do aqueduto carioca, que entrou para a história como a principal obra do Rio de Janeiro colonial. Quem passa pela área à noite, pode nem reparar direito no Real Gabinete Portuguez de Leitura, uma bela construção histórica. Mas não há como não ver as luzes e os barulhos que chamam os visitantes para a festa permanente que acontece em bares e restaurantes da Rua do Lavradio, na região da boêmia Lapa.



Uma moça veio da Alemanha através de um intercâmbio universitário, alguém foi para Alemanha e ela veio para o Rio de Janeiro para Universidade Federal Fluminense do outro lado da Baia Guanabara. Essa é sua primeira incursão na noite do Rio de Janeiro, passeio noite carioca? "A primeira vez na noite e a segunda, porque ontem também caminhei. Gostei sim porque tem muita vida na rua, muita música, diferentes lados. Interessante ver que de trás dos prédios tem centro cultural, teatro, não sabia que tinha", explica.

Depois da caminhada pela histórica Lapa, a jovem alemã descobriu outro patrimônio brasileiro. À noite, aqui, acaba em samba.


SERVIÇO

Passeio I

28/05, às 20h30

Adro da Catedral Presbiteriana

Endereço
: Praça Tiradentes com a Rua da Carioca - Centro

Percurso

Iluminados prédios da Catedral Evangélica do Rio de Janeiro e Real Gabinete Português de Leitura, Centro Cultural Carioca, Igreja Nossa Senhora da Lampadosa (e da última missa de Tiradentes), Avenida Passos, território da "Daspu", Praça Tiradentes dos teatros seculares e dos modernos hotéis, Rua da Constituição, Gomes Freire dos hotéis de alta rotatividade, Lavradio dos Antiquários e casas de shows de iluminação mutante.

Quarteirão cultural e do Rio Scenarium, Esplanada de Santo Antonio, Largo Braguinha (e de retumbantes marchinhas), Mem de Sá dos sobrados exuberantes, samba de raiz, marchinhas, mambo, funk, rock, travestis e mitológica malandragem.

Seculares e simbólicos arcos da Lapa, Rua Joaquim Silva, escadaria Selaron, Largo Nelson Gonçalves, igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa, Sala Cecília Meireles.

Término por volta de 23h30 em tempo de se embarcar no metrô ou de saborear uma pizza na Lapa.

Preço: Grátis

Passeio II


30/05, às 09h30

Portaria do Museu da República

Percurso

Os sobrados centenários da Rua do Catete, Museu da República (visita aos jardins do ex Palácio do Governo Federal), o comércio, o corredor gastronômico e os estabelecimentos de serviços do bairro e o comércio informal no espaço público. Ruas Artur Bernardes, Bento Lisboa (com seus novos hotéis e gigantesco condomínio residencial), Largo do Machado, Galeria dos Cinemas São Luis, Rua Machado de Assis, Travessa Pinheiro (vilas, torres e o Instituto de Arquitetura), Rua Dois de Dezembro, "Castelinho" (visita), Parque do Flamengo.

De volta ao passado à carioca (casa de branco junto à foz do rio), à Henriville do Projeto França Antártica e a conquista do homem sobre a Baía de Guanabara. O ajardinamento do Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, os edifícios suntuosos do bairro nobre do Flamengo, Praça do Russel, Memorial Getúlio Vargas, as emissoras do Sistema Globo, monumento ao padroeiro da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Plano inclinado da igreja de Nossa Senhora da Glória (visita ao templo) e estação do metrô Glória (encerramento - 12h).

Preço: Grátis!!!

Nenhum comentário: