Páginas

quarta-feira, julho 03, 2013

APENAS FUTEBOL - LEPROSOS X CANALHAS

No Brasil alguns apelidos inicialmente colocados por torcedores rivais de forma pejorativa na pura intenção de encarnar nos adversários acabaram sendo adotados como marcas registradas e usados orgulhosamente por aqueles que antes eram ofendidos. Bacalhau, Porco e Urubu são alguns dos exemplos.

Na Argentina, temos um exemplo bem peculiar... 

Vocês já conhecem o clássico LEPROSOS X CANALHAS ?


O futebol argentino vai muito além de Boca Juniors e River Plate. Há quem diga até que a província de Santa Fé abriga um clássico mais intenso que a disputa entre os dois gigantes da capital portenha. Comparações à parte, Rosario Central x Newell’s Old Boys é mais um derby recheado de paixão e histórias incríveis. Uma saga insuflada por um lamentável caso de insensibilidade e sedimentada por mais de um século de enfrentamentos.

Che Guevara e Lionel Messi. Torcedores ilustres de Rosario e NUB

O primeiro “Clásico Rosarino” ocorreu em 18 de junho de 1905 com uma vitória do Newell’s por 1 a 0 – gol de Faustino González. A semente da maior rivalidade do interior da Argentina estava plantada, mas não semeada. Somente no início da década de 20 é que essa história começaria a ganhar contornos mais dramáticos por conta de um amistoso que não ocorreu. O jogo teria sua renda revertida em prol de um hospital de tratamento de pacientes com hanseníase da cidade de Rosário, capital de Santa Fé. Mas como dito, a partida não foi realizada, pois o Central negou-se a participar sem quaisquer justificativas. E a partir da insensata recusa, jorraram insultos de lado a lado. Torcedores do Newell’s passaram a chamar os rivais de canalhas e os aficionados pelo Rosário respondiam classificando os rubro-negros como bando de leprosos.

Curiosa faixa da torcida do Newell´s com a frase: SE MORRO QUE SEJA DE LEPRA
Curiosamente, pouco tempo depois, as duas torcidas começaram a adotar orgulhosamente as alcunhas pejorativas. O Rosario Central já chegou até a estampar em sua camisa a frase “yo soy canalla” enquanto o NUB utiliza em várias peças publicitárias e no seu site oficial a expressão “leproso”.


Nenhum comentário: