Páginas

segunda-feira, janeiro 21, 2013

Vale tudo?


Imperdível! Corredor espanhol dá 
exemplo de 'fair play' no esporte



Não há medalha que consagre a ação do espanhol Ivan Fernandez Anaya durante uma corrida cross country, em dezembro passado, em Navarra (Espanha). Ele era o segundo colocado da prova quando viu Abel Mutai, que liderava com folga, diminuir o ritmo a menos de 20 metros da vitória por achar que já havia cruzado a linha de chegada. Ao invés de aproveitar a oportunidade para ultrapassar o queniano e vencer a corrida, o espanhol mostrou que a vitória não é o mais importante no esporte e fez questão de alertar o atual campeão olímpico dos 3000m com obstáculos.

"Eu não merecia vencer", disse Fernandez ao jornal espanhol El País. "Eu fiz o que tinha que ser feito. Ele era o real vencedor da prova, liderava com folga e eu não tinha condições de vencer. Ele (Abel Mutai) cometeu um erro e, assim que vi isso, eu sabia que não poderia me aproveitar da situação".

Quem não gostou muito da história foi o seu técnico Martín Fiz, que apesar de admirar a honestidade de Fernandez, confessou que "esse foi um gesto que não teria feito. Certamente, eu me aproveitaria da situação."

A ação de Fernandez não lhe deu a medalha de ouro, mas o transformou num exemplo mundial. A história foi compartilhada por milhões de pessoas no mundo todo, justamente, na semana em que o americano Lance Armstrong manchou o próprio esporte (o ciclismo) ao admitir o uso de doping.

Nenhum comentário: